quarta-feira, 9 de outubro de 2013

Acentuação gráfica

Acentuação Gráfica
OBS: Responder de acordo com as novas regras ortográficas.

1.Assinale as afirmações verdadeiras:
( ) Toda palavra possui uma sílaba de maior intensidade chamada sílaba tônica.
( ) Na língua escrita, a sílaba tônica de todas as palavras é representada por um acento gráfico.
( ) Há palavras cuja sílaba tônica é marcada por um sinal gráfico: acento agudo sobre as vogais i e u sobre as vogais abertas a – e – o e acento circunflexo sobre vogais fechadas a – e – o.

2.Todas as palavras abaixo são acentuadas graficamente por uma mesma razão. Qual?
Catástrofe – bússola – fizéssemos – nômade – náutico – meritíssimo – Alcântara – depósito – econômico – sonhávamos – pêssegos – ridículo.
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3.Justifique o acento gráfico de cada série de palavras.

têxtil, fácil: ______________________________________________________________________________________________________________________
abdômen, cânon: ______________________________________________________________________________________________________________________
caráter, ímpar: ______________________________________________________________________________________________________________________
tênis, táxi: ______________________________________________________________________________________________________________________
ônus, bônus: ______________________________________________________________________________________________________________________
látex, fênix: ______________________________________________________________________________________________________________________
bíceps, fórceps: ______________________________________________________________________________________________________________________
imã, imãs: ______________________________________________________________________________________________________________________
órgão, órgãos: ______________________________________________________________________________________________________________________
vôleis, úteis: ______________________________________________________________________________________________________________________
série, errâneo: ______________________________________________________________________________________________________________________
4.Explique o por quê do acento gráfico na palavra abdômen (singular) e na ausência do acento gráfico nessa mesma palavra no plural (abdomens).
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5.Justifique o acento gráfico de cada série de palavras:
jacaré - após – vocês – amá-lo. ___________________________________________________________
também – parabéns – alguém. ___________________________________________________________
pôs – lá – má – fé – crê. ____________________________________________________________
6.Acentue convenientemente as formas verbais:

Encontra-lo-ei, tra-lo-as, sobe-lo-emos, vende-lo.

7.Explique a oposição entre as palavras cáqui e caqui, na língua falada e na língua escrita:
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8.Acentue o i e o u quando for necessário, justificando a presença ou ausência do sinal gráfico de acordo com o novo acordo ortográfico:
Campainha _________________________________________________
Atrair ______________________________________________________
Raiz _______________________________________________________
Bau _______________________________________________________
Balaustre ___________________________________________________
Ruim ______________________________________________________
Faisca _____________________________________________________
9.Justifique a presença ou a ausência do acento gráfico.
ideia, apoio, trofeus, avoide. ______________________________________________________________________________________________________________________
alguem, apaziguem. ______________________________________________________________________________________________________________________
enjoo, abotoo. ______________________________________________________________________________________________________________________
10-Coloque o acento gráfico onde for necessário:
1.Poucos detem o poder.
2.As pessoas leem os jornais, releem algumas notícias e não se sentem seguras em relação ao quadro político atual.
3.Eles vem. Voce não vem?
4.Ele ve tudo. Voces veem tambem?

11- Leia o trecho:
Sentei-me, enquanto virgília calada, fazia estalar as unhas. Seguiram-se alguns segundos de pausa. Falei-lhe de coisas estranhas ao incidente, ela porém não me respondia nada, nem olhava para mim. Menos o estalido, era a estátua do Silêncio. Uma só vez me deitou os olhos, mas muita de cima, soerguendo-a a pontinha esquerda do lábio, contraindo as sobrancelhas, ao ponto de as unir; todo esse conjunto de coisas dava-lhe ao rosto uma expressão média, entre cômica e trágica.
Havia alguma afetação naquele desdém; era um arrebique de gesto. Lá dentro, ela padecia, e não pouco, _ ou fosse mágoa pura, ou só despeito; e porque a dor que se dissimula dói mais, é ,mui provável que virgília padecesse em dobro do que realmente devia padecer.
Creio que isto é metafísica.[...]
Machado de Assis. Memórias póstumas de Brás Cubas.
Coloque na ordem alfabética as palavras: devia, dobro, dissimula, deitou, despeito, de, dentro, dor, dói. ________________________________________________________________________________________________________________________
a.Separe as sílabas das palavras: incidente, soerguendo, sobrancelhas, arrebique, padecia, dissimula.
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b.A acentuação das palavras: estátua, silêncio, lábio, médio e mágoa justifica-se pela mesma regra. Explique-a.
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