segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Exercícios de matemática

1. Dado o número 58 216, complete:
a) O algarismo que ocupa a posição das dezenas é: _______
b) O algarismo que ocupa a ordem das unidades de milhar é________
c) A ordem ocupada pelo algarismo 5 é _______

2. Calcule as porcentagens abaixo:
a) 30% de 200 = b) 60 % de 400 =




c) 13% de 250 = d) 90% de 120 =





3. João recebe 200 reais de mesada. Ele gastou 20% com doces. Quantos reais ele gastou?




4. Um grupo de 120 crianças foi comemorar o dia das crianças no parque Hopi Hari, em São Paulo.
● O número da informação é divisível por: ( )2 ( )3 ( )5 ( ) 6 ( )9 ( ) 10
● Calcule o triplo do número indicado na informação e, em seguida, subtraia uma dúzia dele.



5. Calcule o mmc:

(14,21) = (12,18) =


6. Um terreno possui 20 cm e 45 cm de lados. Calcule a área e o perímetro em metros.





7. Escreva utilizando o sistema de numeração decimal.
1,3 mil =
24,5 milhões =
4,32 milhões =
3,7 bilhões =


8. Qual é a área aproximada de um sítio de forma retangular cujas dimensões aproximadas são 2 km de comprimento por 650 m de largura:
a) Em metros quadrados?





9. Calcule a área da região determinada pelos polígonos seguintes:
a) Retângulo de 4,5 cm por 6 cm.




b) Quadrado com 36 m de perímetro.





10. Expresse em gramas:

a) 7 Kg
b) 3,5 Kg
c) 0,640 Kg
d) 0,78 Kg
e) 92,3 Kg
f) 1/2 Kg
g) 5,84 Kg

Classe Gramatical

CLASSES GRAMATICAIS
SUBSTANTIVO – é dita a classe que dá nome aos seres, mas não nomeia somente seres, como também sentimentos, estados de espírito, sensações, conceitos filosóficos ou políticos, etc. Exemplo: Democracia, Andréia, Deus, cadeira, amor, sabor, carinho, etc.

Concretos
Quando tratam de coisas reais, ou tidas como reais.
homem, menino, lobisomem, fada.

Abstratos
Quando tratam de estados e qualidades, sentimentos e ações.
vida (estado), beleza (qualidade), felicidade (sentimento), esforço (ação).

Simples
Quando formados por um só radical.
flor, tempo, chuva…

Compostos
Quando possuem mais de um radical.
couve-flor, passatempo, guarda-chuva…

Primitivos
Quando não derivam de outra palavra da língua portuguesa.
pedra, ferro, porta…

Derivados
Quando derivam de outra palavra da língua portuguesa.
pedreira, pedreiro, ferreiro, portaria…

Comuns
Quando se referem a seres da mesma espécie, sem especificá-los.
país, cidade, pessoa…

Próprios
Quando se referem a seres, pessoas, entidades determinadas. São escritos sempre com inicial maiúscula.
Brasil, Santos, João, Deus…

Coletivos
Quando se referem a um conjunto de seres da mesma espécie.
álbum (fotografias, selos), biblioteca (livros), código (leis)…
Flexionam-se em gênero para indicar o sexo dos seres vivos. (quanto aos seres inanimados a classificação é convencional).

Masculino
Quando podem ser precedidos dos artigos o ou os.

Feminino
Quando podem ser precedidos dos artigos a ou as.
Existem ainda substantivos que são uniformes em gênero:

Epicenos
Quando um só gênero se refere a animais macho e fêmea.
jacaré (macho ou fêmea)…

Sobrecomuns
Quando um só gênero se refere a homem ou mulher.
a criança (tanto menino quanto menina)

Comuns de dois gêneros
Quando uma só forma existe para se referir a indivíduos dos dois sexos.
o artista, a artista, o dentista, a dentista…
Flexionam-se em número para indicar a quantidade (um ou mais seres).

Singular
Quando se refere a um único ser ou grupo de seres.
homem, povo, flor…

Plural
Quando se refere a mais de um ser ou grupo de seres.
homens, povos, flores…

Existem ainda substantivos que só se empregam no plural.
férias, pêsames, núpcias…

Aumentativo: gentalha, povão (com sentido pejorativo)

Diminutivo: gentinha, povinho (com sentido pejorativo)

ARTIGO – classe que abriga palavras que servem para determinar ou indeterminar os substantivos, antecedendo-os. Exemplo: o, a, os, as, um, uma, uns, umas.

ADJETIVO – classe das características, qualidades. Os adjetivos servem para dar características aos substantivos. Exemplo: querido, limpo, horroroso, quente, sábio, triste, amarelo, etc.

PRONOME – Palavra que pode acompanhar ou substituir um nome (substantivo) e que determina a pessoa do discurso. Exemplo: eu, nossa, aquilo, esta, nós, mim, te, eles, etc.

PRONOMES PESSOAIS são termos que substituem ou acompanham o substantivo. Servem para representar os nomes dos seres e determinar as pessoas do discurso, que são:
1ª pessoa…………a que fala
2ª pessoa…………com quem se fala
3ª pessoa…………de quem se fala

Eu aprecio tua dedicação aos estudos. Será que ela aprecia também?
Os pronomes pessoais classificam-se em retos e oblíquos:
São pronomes retos, quando atuam como sujeito da oração.
Singular Plural Exemplo:

1ª pessoa eu nós Eu estudo todos os dias.
2ª pessoa tu vós Tu também tens estudado?
3ª pessoa ele/ela eles/elas Será que ela estuda também?

São pronomes oblíquos, quando atuam como complemento (objeto direto ou indireto).

Quanto à acentuação, classificam-se em oblíquos átonos (acompanham formas verbais) e oblíquos tônicos ( acompanhados de preposição):
Pronomes oblíquos átonos: me, te, o, a, lhe, se, nos, vos, os, as, lhes.
Desejo-te boa sorte…
Faça-me o favor…

Em verbos terminados em -r, -s ou -z, elimina-se a terminação e os pronomes o(s), a(s) se tornam lo(s), la(s).Em verbos terminados em -am, -em, -ão e -õe os pronomes se tornam no(s), na(s).
Pronomes oblíquos tônicos: mim, ti, ele, ela, si, nós, vós, eles, elas.
A mim pouco importa o que dizem…
O pronome de tratamento tem a função de pronome pessoal e serve para designar as pessoas do discurso.

PRONOMES POSSESSIVOS – Indicam posse. Estabelece relação da pessoa do discurso com algo que lhe pertence.
Singular Plural
1ª pessoa meu(s), minha(s) nosso(s), nossa(s)
2ª pessoa teu(s), tua(s) vosso(s), vossa(s)
3ª pessoa seu(s), sua(s) dele(s), dela(s)

PRONOMES DEMONSTRATIVOS – Indicam a posição de um ser ou objeto em relação às pessoas do discurso.
1ª pessoa este(s), esta(s), isto……………..se refere a algo que está perto da pessoa que fala.
2ª pessoa esse(s), essa(s), isso…………….se refere a algo que esta perto da pessoa que ouve.
3ª pessoa aquele(s), aquela(s), aquilo…se refere a algo distante de ambos.

Estes livros e essas apostilas devem ser guardados naquela estante.
Estes – perto de quem fala
essas – perto de quem ouve
naquela – distante de ambos

PRONOMES INDEFINIDOS – São imprecisos, vagos. Referem-se à 3ª pessoa do discurso.
Podem ser variáveis (se flexionando em gênero e número) ou invariáveis.
São formas variáveis: algum(s), alguma(s), nenhum(s),nenhuma(s), todo(s), toda(s), muito(s), muita(s), pouco(s), pouca(s), tanto(s), tanta(s), certo(s), certa(s), vário(s), vária(s), outro(s), outra(s), certo(s), certa(s), quanto(s), quanta(s), tal, tais, qual, quais, qualquer, quaisquer…
São formas invariáveis: quem, alguém, ninguém, outrem, cada, algo, tudo, nada..
Algumas pessoas estudam diariamente. Ninguém estuda diariamente.

PRONOMES INTERROGATIVOS – São empregados para formular perguntas diretas ou indiretas. Podem ser variáveis ou invariáveis.
Variáveis: qual, quais, quanto(s), quanta(s).
Invariáveis: que, onde, quem…
Quantos de vocês estudam diariamente? Quem de vocês estuda diariamente?

PRONOMES RELATIVOS – São os que relacionam uma oração a um substantivo que representa. Também se classificam em variáveis e invariáveis.
Variáveis: o(a) qual, os(as) quais, quanto(s), quanta(s), cujo(s), cuja(s).
Invariáveis:que, quem, onde.

VERBO – palavras que expressam ações ou estados se encontram nesta classe gramatical. Exemplo: fazer, ser, andar, partir, impor, etc.

ADVÉRBIO – palavras que se associam a verbos, adjetivos ou outros advérbios, modificando-os. Exemplo: não, muito, constantemente, sempre, etc.

NUMERAL – como o nome diz, expressam quantidades, frações, múltiplos, ordem. Exemplo: primeiro, vinte, metade, triplo, etc.
PREPOSIÇÃO – Servem para ligar uma palavra à outra, estabelecendo relações entre elas.
Exemplo: em, de, para, por, etc.

CONJUNÇÃO – São palavras que ligam orações, estabelecendo entre elas relações de coordenação ou subordinação. Exemplo: porém, e, contudo, portanto, mas, que, etc.

INTERJEIÇÃO – Contesta-se que esta seja uma classe gramatical como as demais, pois algumas de suas palavras podem ter valor de uma frase. Mesmo assim, podemos definir as interjeições como palavras ou expressões que evocam emoções, estados de espírito. Exemplo: Nossa! Ave Maria! Uau! Que pena! Oh!